A reunião teve como principal objetivo a apresentação do histórico do Grupo de Trabalho em 2015 e 2016, atualizações do decreto do comitê de 2017 e 2018, portaria do grupo, cronograma e o planejamento prévio para o ano de 2019.
“É com muita alegria que nós retomamos com os trabalhos no combate e prevenção às queimadas no Estado do Amazonas. É importante que estas discussões sejam retomadas com antecedência, para já planejarmos, em conjunto, o trabalho antes do período em que as queimadas se intensificam”, disse Dayse Campista, assessora de educação ambiental da Sema.
Entre as atividades do grupo, está a campanha “Diga Não ao Fogo”, realizada anualmente pela Sema e Ipaam, que envolve ações de educação ambiental em todo o estado. Além disso, no último ano, a campanha capacitou brigadistas em Apuí, Novo Aripuanã, Autazes, Boa Vista do Ramos, Parintins, Nhamundá e Barreirinha, com a finalidade de reduzir os focos de calor nos municípios, sensibilizar e orientar as populações sobre os riscos, e sobre os problemas causados à saúde e também ao meio ambiente.