A rigor nenhum brasileiro deixará de tomar a vacina contra o coronavírus, mesmo no caso de que o cidadão não apresente nenhum tipo de documento na hora de receber a dose da vacina, de acordo com o plano da vacinação que foi apresentado pelo Ministério da Saúde. Porém, para que o processo das aplicações seja controlado, será necessário apresentar alguns documentos como o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como o Cartão SUS.
Esse cartão permite acessar o histórico de um paciente na rede pública de saúde ou privada. Caso o cidadão ainda não tenha o Cartão SUS, para emitir o mesmo deverá ir a uma unidade de saúde próxima a residência ou até à secretaria de saúde municipal. Para a emissão do cartão é necessário algum documento:
- RG
- CPF
- Certidão de Nascimento ou casamento
- PIS/PASEP (caso tenha)
Em algumas cidades é necessário apresentar um comprovante de residência, por isso confirme a informação na sua cidade. O cartão fica pronto no mesmo dia, sendo possível emitir a segunda via do documento que será exigido para a emissão da primeira via. Outra forma de emitir a segunda via é através do sistema SUS Online, para isso siga os passos abaixo:
- Entre no portal ou aplicativo Conecte SUS
- No caso de não ter uma conta, crie uma e faça o login
- O número do Cartão SUS será mostrado na tela à frente das letras “CNS” (Carteira Nacional de Saúde).
De acordo com o Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, todas as informações de todos os cidadãos que receberem a dose da vacina estarão no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Na plataforma estarão registrados todos os dados, como por exemplo, local da vacinação, nº de CPF / Cartão do SUS, data de nascimento, data da vacinação e fabricante, tipo de dose, nº do lote e validade do imunizante.
Caso o nome do cidadão não esteja na base de dados, não terá problema, pois o mesmo receberá a dose da vacina, o único requisito é que a pessoa comprove que está no grupo prioritário que corresponde à data da vacinação.