Procon-AM apreende mais de 300 frascos de álcool em gel por alta abusiva de preço

Setenta máscaras cirúrgicas também foram apreendidas durante fiscalização

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) apreendeu, nesta sexta-feira (27/03), mais de 300 frascos de álcool em gel e 70 máscaras cirúrgicas durante fiscalizações em estabelecimentos na zona centro-sul de Manaus.

Os frascos de álcool foram apreendidos em uma distribuidora na avenida Djalma Batista, após os fiscais constatarem, por meio das notas fiscais apresentadas, que houve prática abusiva e aumento de preço injustificado. No total, foram retiradas 338 garrafas de álcool.

Em uma farmácia no bairro Aleixo, as equipes do Procon recolheram 70 máscaras cirúrgicas. A apreensão ocorreu por falta de notas fiscais. Com essas apreensões, sobe para 5.807 o número de itens recolhidos pelo Procon-AM durante as fiscalizações realizadas nesta semana. Entre segunda-feira (23/03) e esta sexta (27), foram registradas 1.158 denúncias nos diversos canais disponibilizados com a suspensão do atendimento presencial na sede do órgão.

“Ainda temos muito trabalho pela frente. As denúncias continuam chegando em um volume alto e agora devemos intensificar a atuação nos supermercados e comércios que vendem produtos do gênero alimentício e de limpeza. Estamos do lado do consumidor, ouvindo as reclamações e orientando. Caso haja registro de produtos que estiverem aumento fora do índice de reajuste legal, estará configurada a prática abusiva, portanto, é importante que os estabelecimentos tenham as notas fiscais em mãos para comprovação”, destacou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Doação – Nesta sexta-feira, o Procon-AM doou 168 frascos de álcool em gel para uso dos servidores da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que estão fazendo atendimentos emergenciais a mulheres, idosos, Pessoas com Deficiência (PCDs) e pessoas em situação de vulnerabilidade.

“A união de todos é fundamental para garantirmos a atuação segura dos servidores para que eles possam atender a população da melhor forma possível. Nesse momento, é de extrema importância que as ações sejam integradas entre todas as secretarias para que possamos vencer esse desafio”, ressalta a titular da Sejusc, Caroline Braz.

Os itens que estão próprios para uso são doados às redes de Saúde, Cidadania e Segurança do Estado. Nesta semana, o Procon-AM encaminhou aos hospitais João Lúcio e 28 de Agosto mais de 300 máscaras cirúrgicas que foram apreendidas em uma loja de produtos odontológicos.

Denúncias e dúvidas – Como precaução contra o contágio do Covid-19, o Procon-AM suspendeu o atendimento presencial e as audiências na sede do órgão. Dúvidas e denúncias podem ser repassadas pelas redes sociais do Procon-AM, pelos e-mails duvidasprocon@procon.am.gov.br e fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br, pelos  números 0800 092 1512, (92) 3215-4012, 3215-4015, 3215-4009, 99271-5519 (ouvidoria) e ainda pelo site http://www.procon.am.gov.br.

Fotos: João Pedro Sales/Procon-AM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA