Em 100 dias, Seduc-AM revitalizou 218 escolas estaduais

Melhorias envolvem desde reparos no sistema elétrico a pinturas, em escolas da capital e do interior

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) revitalizou, ao longo dos primeiros 100 dias da administração do governador Wilson Lima, um total de 218 escolas estaduais. Desde que assumiu, o secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, iniciou um plano emergencial para garantir melhorias na infraestrutura em instituições de ensino da capital e do interior.

No total, quando assumiu a pasta, a atual gestão encontrou uma demanda de 466 escolas com necessidade de reparos na estrutura predial, pintura, recuperação das instalações elétricas, mudanças de climatização e até na área de mobiliários.

Em alguns casos, as solicitações de reparos e manutenções preventivas estavam paradas na secretaria há anos. “Encontramos escolas que precisavam de manutenção há quatro anos e não tinham tido retorno. As manutenções são a primeira fase do nosso trabalho nas escolas. Nosso foco foi garantir que os alunos iniciassem o ano letivo em melhores condições”, explicou.

Manutenção – Das escolas revitalizadas, 136 estão na capital e 82 no interior. Na capital, os resultados já estão sendo sentidos pelos alunos da Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) Madre Teresa de Calcutá, localizada no Morro da Liberdade, zona sul de Manaus, já contemplada com os serviços de infraestrutura.

Atendendo cerca de 400 crianças em ensino fundamental em tempo integral, há dois anos a instituição apresentava problemas estruturais. Após identificação dos mesmos pela atual gestão, foram realizadas intervenções na rede elétrica, telhados e pintura.

A alimentação também foi alvo de mudanças positivas: o ETI faz parte das 78 escolas que passaram a receber nova merenda escolar. A gestora da unidade, Amélia Cavalcante, destacou que as melhorias são sentidas pelos alunos, que agora fazem questão de estar na fila do almoço. “A refeição da escola é, muitas vezes, uma das únicas dessas crianças, e esse é um elemento a mais para garantir qualidade”, ressaltou.

Interior – Em Parintins, as obras de reparo da Seduc-AM no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves foram iniciadas no mês de março em toda a escola. A equipe do Departamento de Infraestrutura da Secretaria realizou estudos no local com apoio da Defesa Civil após acionamento da gestão da instituição. As ações estão reparando paredes trincadas, janelas danificadas, além da troca do forro, pinturas e outros consertos emergenciais.

FOTOS: Divulgação / Seduc-AM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA