Mulheres caem na folia para comemorar Dia Internacional e reafirmar garantia de direitos

Mulheres caem na folia por direitos

“Hoje é um dia para lembrar que eu sou mulher e mereço ser respeitada”. Com essa afirmativa, carregada de emoção, a dona de casa Sônia* era uma das mais animadas nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, no Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em parceria com o Centro Estadual de Referência e Apoio a Mulher (Cream) da Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O objetivo da coordenação do Nudem, que atende cerca de 400 mulheres a cada mês, a maioria vítima de violência doméstica, era esse mesmo. “Aproveitamos a coincidência do Carnaval com o Dia Internacional da Mulher para fazer não só festa, mas também palestras buscando educação de direitos”, afirmou a defensora pública Pollyana Vieira, coordenadora do Nudem.

Para Sônia, vítima de agressões do companheiro, mas sob medida protetiva judicial, passar o dia especial nas palestras, conversas, Carnaval e lanches foi uma experiência muito boa. “É bom demais você se sentir livre e protegida”, afirmou.

A defensora pública Caroline Braz, que está secretária de Estado da Justiça e Cidadania (Sejusc), participou do evento e destacou o trabalho do governo Wilson Lima na valorização das demandas de interesse das mulheres.

Maria Bonita – Durante o Carnaval das Mulheres, houve o lançamento do Projeto Maria Bonita, em parceria do Nudem com o Cream, que prevê a realização de reuniões quinzenais com vários módulos, para um grupo de acompanhamento e de acolhimento de mulheres vítimas de violência que evitam procurar os locais de atendimento oferecidos.

De acordo com a defensora Pollyana Vieira, a estratégia do projeto é promover módulos de debates nos quais serão tratados temas como saúde, nutrição e educação em direitos, entre outros, visando acolher essas mulheres.

Ações itinerantes – Duas ações itinerantes vão acontecer, uma no dia 12, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, 5.001, Flores, zona centro-oeste de Manaus, e outra no dia 13, na Delegacia da Mulher do Parque Dez, que fica na rua Recife, próximo à bola do Conjunto Eldorado, das 8h às 14h.

Assessoria de Comunicação

(92) 3631-0402 ou 98407-0311

ascom.dpeam@gmail.com / ascom@defensoria.am.gov.br

facebook.com/DPEAM

@defensoria.am

www.defensoria.am.gov.br/

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA