Com estoque crítico, Hemoam convoca doadores voluntários de sangue

Estoque do hemocentro ainda é mais crítico para os sangues O+, O- e A+

Com estoque crítico de bolsas de sangue, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Estado (Susam), convoca doadores de todos os tipos sanguíneos para comparecerem ao hemocentro a fim de garantir o provimento de sangue para todo Estado.

O estoque do Hemoam ainda é mais crítico para os sangues O+, O- e A+. O primeiro por ser um dos mais requisitados diariamente, e os negativos por serem mais raros. As fortes chuvas dessa época do ano e a interrupção temporária no posto de coleta da Maternidade Ana Braga, por motivo de reforma, são fatores que vêm contribuindo para o não comparecimento dos doadores e pela baixa no estoque de sangue.

Para doar sangue é necessário estar com boa saúde e bem alimentado, com idade entre 18 e 69 anos, peso a partir de 50 quilos e munido de documento de identidade com foto. A coleta dura entre cinco e dez minutos, e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, varia de 30 a 60 minutos.

O Hemoam funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul. O posto de coleta da Maternidade Ana Braga continua em manutenção e deve retornar às atividades até o final deste mês. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3655-0140.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA